Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Açaí Natura investe milhões para atingir 60 lojas em Portugal até 2023

A Açaí Natura, rede de lojas de açaí com fruta e granola detida por uma 'private equity' brasileira que possui sete unidades em Portugal, vai investir 2,1 milhões de euros até 2023 para atingir as 60 unidades no país.

Açaí Natura investe milhões para atingir 60 lojas em Portugal até 2023
Notícias ao Minuto

14:22 - 15/03/19 por Lusa

Economia Empresas

Em entrevista à agência Lusa, o representante da marca em Portugal, Geraldo Lunes Neto, adiantou que 700 mil euros serão investidos já este ano na abertura de, "no mínimo", 20 lojas, estando prevista a criação de 30 empregos diretos em 2019 e de 120 num horizonte de cinco anos. Atualmente a empresa tem 18 funcionários no país.

Este ano, as previsões apontam para um volume de negócios de 350 a 400 mil euros, mas o plano é, dentro de cinco anos, "estar a faturar em Portugal cerca de 12 milhões de euros".

Atualmente com sete lojas abertas em Portugal e a oitava inauguração agendada para segunda-feira, em Faro, a Açaí Natura -- cuja oferta assenta num produto processado a partir do fruto brasileiro açaí - é detida por uma 'private equity' de quatro sócios brasileiros.

Quatro das lojas em funcionamento em Portugal são lojas próprias e as restantes quatro operam em regime de 'franchising', sendo que a expansão da marca no país se fará agora através de franchisados, estando já assinados os contratos para espaços em Guimarães, Braga e Albufeira e decididas novas aberturas em Lisboa, no Porto e em Faro.

Em setembro de 2017, aquando da inauguração da primeira loja da Açaí Natura em Portugal (no centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa), numa altura em que a empresa tinha ainda como sócio o investidor português Mário Dinis Lucas, foi apontado como objetivo (não concretizado) chegar aos 30 espaços no final de 2018.

"Houve um ajuste de estratégia, repensámos o negócio para desenvolver melhor a cadeia de abastecimento dentro de Portugal, desde a produção do açaí ao fabricante de quiosques e ao distribuidor de frutas frescas", afirmou Geraldo Lunes Neto.

Conforme explicou à Lusa o empresário, o ano 2018 foi de "teste do modelo de negócio", em que o foco não foi a faturação, mas a avaliação da operação de lojas, dos fornecedores e da fórmula do produto, que é "exclusiva da marca": "Importamos o açaí do Brasil e depois processamos o produto em Portugal, numa fábrica em Vialonga [Vila Franca de Xira], onde temos arrendada uma linha de produção", disse.

Convicto de que "o potencial do produto é enorme", Lunes Neto considera haver também "muito potencial" para o crescimento da marca no mercado português, até porque o produto da Açaí Natura "foi desenvolvido baseado nos gostos europeus".

"Adaptámos a fórmula brasileira do produto ao gosto europeu, embora mantendo as características funcionais e os benefícios estruturais do açaí, fruto que está hoje já muito difundido na América do Sul, no Brasil e em alguns outros países", disse.

Atualmente presente no Brasil e em Portugal, a Açaí Natura pretende expandir-se por toda a Europa, tendo previstas aberturas em Espanha e em França "nos próximos quatro meses".

"É só uma questão de ajustes da nossa cadeia de abastecimento. O nosso operador logístico já opera em toda a Europa e estamos prontos abrir qualquer unidade Açaí Natura em qualquer país europeu", garantiu.

Segundo adiantou, num "primeiro momento", o objetivo é "expandir com foco em França, Inglaterra, Espanha e Itália", mas, "num segundo momento", estão também nos radares da empresa "os países nórdicos, que têm um hábito de consumo de gelados muito forte".

Apesar de privilegiar espaços em centros comerciais, "por terem uma grande concentração de pessoas", a estratégia da Açaí Natura prevê também a abertura de lojas de rua, "em artérias como a rua Garrett, em Lisboa, e a rua de Santa Catarina, no Porto, que tenham muito movimento de transeuntes".

"Até abril/maio vamos também estar no aeroporto de Lisboa", adiantou Geraldo Lunes Neto, explicando que "os aeroportos são um ponto estratégico muito importante para a marca", no sentido da sua divulgação internacional.

Precisamente para reforçar a estratégia de internacionalização da marca a Açaí Natura participa de domingo a quarta-feira na Franchise Expo Paris, uma das maiores feiras do mundo, que conta com mais de 495 marcas em representação de 90 setores de atividade e que em 2018 recebeu mais de 36 mil visitantes.

Atualmente a Açaí Natura está presente em Portugal em Lisboa (Atrium Saldanha), Oeiras (Oeiras Parque), Alcochete (Freeport), Algarve (Aqua Portimão e Aeroporto Internacional de Faro) e Porto (Parque Nascente e Aeroporto Internacional do Porto).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório