Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

"Setor privado reage ao Brexit procurando novas geografias e mercados"

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação disse hoje no parlamento que o setor privado tem reagido a situações semelhantes ao Brexit através da procura de novas geografias, alertando, porém, que haverá sempre impactos.

"Setor privado reage ao Brexit procurando novas geografias e mercados"
Notícias ao Minuto

22:30 - 14/03/19 por Lusa

Economia Capoulas Santos

"A economia e o setor privado reagem a estas situações procurando novas geografias e mercados. Já estivemos confrontados com o embargo russo [...] e não foi por isso que as exportações baixaram", disse Luís Medeiros Vieira que falava numa audição parlamentar conjunta com as comissões de Assuntos Europeus e de Agricultura e Mar, em representação do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Para o governante, caso se verifiquem dificuldades associadas ao acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), os operadores económicos europeus vão voltar a utilizar esta estratégia.

Porém, e apesar de admitir que se vão verificar alguns impactos a nível geral, Luís Medeiros Vieira referiu que, no que concerne às frutas, legumes e vinhos, "não haverá grandes problemas".

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, o Reino Unido é o país da União Europeia que tem o défice agroalimentar mais elevado, por isso, não deverá deixar de importar produtos portugueses.

Já relativamente ao plano de contingência do Governo, Luís Medeiros Vieira afirmou que prevê regras sanitárias e fitossanitárias, bem como o reforço de recursos humanos nos cerca de 14 postos transfronteiriços.

Por outro lado, adiantou que já foi avançada uma "linha de crédito de 50 milhões de euros [...] para minimizar e mitigar os efeitos das relações comerciais das empresas em relação ao Reino Unido".

Na quarta-feira o parlamento britânico rejeitou uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. Hoje os deputados aprovaram o adiamento do Brexit até 30 de junho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório