Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Marcelo pede mais ambição e melhores condições para empresas

O Presidente da República pediu hoje "metas mais ambiciosas" para o crescimento, rejeitando uma atitude "conformista" face à conjuntura externa, e melhores condições para a atividade das empresas em Portugal, considerando que o atual quadro "continua insuficiente".

Marcelo pede mais ambição e melhores condições para empresas
Notícias ao Minuto

21:25 - 13/03/19 por Lusa

Economia Presidentes

Marcelo Rebelo de Sousa falava na sessão de encerramento do seminário 'Crescimento da Economia Portuguesa - O deve e o haver do 'Projeto Porter', organizado em Lisboa pela associação Fórum para a Competitividade, sobre o relatório elaborado nos anos 90 pelo norte-americano Michael Porter acerca da economia portuguesa.

Num discurso de 20 minutos, o chefe de Estado questionou: "Será possível e, a sê-lo, será fácil um maior crescimento da nossa economia nos anos que se seguem?".

No seu entender, responder que isso "dependerá totalmente da dimensão da desaceleração europeia e mundial" corresponde a "uma atitude mental passiva, vencida à partida, resignada a conter dano, a minimizar prejuízos".

"Pelo contrário, o que temos de visar como objetivo é crescer e crescer mais. Crescer o mais possível, para convergirmos com a média europeia. E, mais ainda, não nos satisfazermos com essa aproximação apenas porque as economias mais ricas pontualmente estão a crescer menos", contrapôs.

Marcelo Rebelo de Sousa apelou a que se aposte em "metas mais ambiciosas, sabendo do mar de obstáculos a enfrentar, mas criando melhores condições para a produtividade e a competitividade".

Antes, o Presidente da República defendeu que "os setores social e privado nunca podem ser ignorados, nem minimizados" e que é necessário "criar um clima mais propício" para a atividade das empresas em Portugal.

"Orçamento após Orçamento, tenho indicado no momento da promulgação como continua insuficiente essa criação de condições acrescidas a um setor em que, entre nós, existe um peso esmagador de micro, pequenas e médias empresas - setor que merece que se vá muito mais longe em termos de incentivo ao investimento", disse.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório