Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O que fazer no caso de perder o seu cartão bancário

A primeira coisa que deve saber é que deve ser rápido.

O que fazer no caso de perder o seu cartão bancário
Notícias ao Minuto

15:32 - 13/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Para prevenir eventuais problemas relacionados com a perda do cartão bancário, o Banco de Portugal (BdP) divulgou um conjunto de orientações que devem ser seguidos para saber o que fazer perante uma destas situações.

A primeira coisa a fazer é "contactar imediatamente a entidade que emitiu o cartão", de acordo com um comunicado divulgado pelo supervisor da banca. "Se perdeu o seu cartão, ou se o roubaram, é importante contactar imediatamente a entidade que emitiu o cartão (o banco ou outro prestador de serviços de pagamento), sem prejuízo de apresentar queixa junto da polícia", conforme se pode ler no mesmo comunicado. 

Para facilitar o contacto, o ideal é que tenha sempre o número do cartão e a respetiva data de validade consigo, num "local seguro e separado do cartão", refere. 

O mais importante é que seja rápido: "Depois de ter notificado o emitente do cartão, não poderá ser responsabilizado por valores indevidamente movimentados, exceto se tiver atuado de forma fraudulenta", explica o BdP. 

E se, antes disso, forem realizados movimentos?

Se antes de notificar o emitente do cartão forem realizados operações de pagamento não autorizadas, "em princípio terá de pagar os montantes indevidamente movimentados até um máximo de 50 euros", conforme refere o supervisor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório