Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Acionista do Dia Luís Amaral diz que apoia proposta da administração

O investidor Luís Amaral, que controla a polaca Eurocash e detém 2% do Dia, revelou hoje que vai apoiar a proposta da administração da retalhista, desde que haja um esclarecimento das "características e detalhes" do aumento de capital.

Acionista do Dia Luís Amaral diz que apoia proposta da administração
Notícias ao Minuto

12:38 - 13/03/19 por Lusa

Economia Eurocash

Luís Amaral, que detém a posição no grupo Dia através da empresa Western Gate, defendeu, em comunicado, que o plano do Conselho de Administração "oferece mais valor aos acionistas a curto, médio e largo prazo" que a OPA - Oferta Pública de Aquisição lançada pelo principal acionista do Dia, LetterOne.

Este apoio está dependente de ser oferecida "uma valorização adequada da empresa" e uma "diluição justa", já que o Conselho de Administração propõe uma "operação acordeão", que se traduz numa redução de capital inicial para, posteriormente, proceder ao aumento de capital.

Enquanto ainda falta uma semana para a assembleia-geral de acionistas, prevista para 20 de março, o investidor português criticou o preço oferecido na OPA pela LetterOne (controlada pelo magnata russo Mikhail Fridman e que detém 29% das ações), de 67 cêntimos por título.

Segundo Luís Amaral, "este acionista aproveitou a confusão derivada de importantes perdas por deterioração e efeitos cambiais em 2018 para lançar uma OPA voluntária sobre o Dia a um preço reduzido (...) que não reflete o valor da empresa".

Considerou ainda que o plano do Conselho de Administração - que inclui um aumento de capital de 600 milhões - é capaz de "restaurar a credibilidade da empresa" perante o sistema bancário, os titulares de dívida e os fornecedores.

De acordo com os seus cálculos, o valor das ações do Dia podem atingir "a muito curto prazo os 1,69 euros, com potencial de subida até 3,41 euros".

O investidor português, que controla a Eurocash, grossista do setor alimentar na Polónia, com mais de 5.500 milhões de euros de faturação anual, detém ainda através da Western Gate uma posição de 10% nos fabricantes de bebidas espirituosas Stock Spirits, de acordo com os seus dados, citados pela Efe.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório