Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

GAS: Bancos não estão a avaliar solvabilidade antes de concederem crédito

O alerta é do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da DECO.

GAS: Bancos não estão a avaliar solvabilidade antes de concederem crédito
Notícias ao Minuto

09:59 - 11/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Gás

O alerta é do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO: os bancos não estão a avaliar a capacidade financeira dos consumidores antes de concederem empréstimos. Este aviso surge depois de o Gabinete de Proteção Financeira, do mesmo organismo, constatar que muitas pessoas já se encontravam em situação económica difícil e mesmo assim contraíram novos empréstimos. 

"Verificámos que após o diagnóstico da situação financeira das famílias uma parte significativa destas pedem ajuda para a renegociação de créditos concedidos  em 2018, num momento em  que já se encontravam numa situação económica difícil ou seja já manifestavam causas que as impossibilitavam de contrair mais crédito", pode ler-se num comunicado divulgado pelo GAS. 

Recorde-se que o Banco de Portugal (BdP) definiu critérios que devem ser aplicados pelos bancos na avaliação da situação dos clientes. Porém, diz o GAS que esses critérios "não estão a ser cumpridos pelas instituições bancárias, nomeadamente na concessão de cartões de crédito, créditos pessoais e crédito automóvel".

A instituição defende que se deve recorrer aos empréstimos de "forma responsável" e para isso é necessário que os bancos avaliem as condições de solvabilidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório