Venezuela deve 8,7 mil milhões de dólares à petrolífera ConocoPhillips

A Venezuela tem de pagar cerca de 8,7 mil milhões de dólares à gigante petrolífera norte-americana ConocoPhillips como indemnização pela sua expropriação em junho de 2007, decidiu hoje um painel de arbitragem do Banco Mundial.

Notícia

© Reuters

Lusa
08/03/2019 20:43 ‧ 08/03/2019 por Lusa

Economia

Dívidas

Este montante está sujeito a juros de 5,5% ao ano até que o valor total tenha sido pago, precisa o documento hoje divulgado pelo Centro Internacional para a Resolução de Diferendos sobre Investimentos (CIRDI).

"Saudamos a decisão do tribunal do CIRDI, que confirma o princípio segundo o qual os Governos não podem expropriar ilegalmente investimentos privados sem pagar compensações", declarou Kelly B. Rose, diretor jurídico da gigante petrolífera da ConocoPhillips em comunicado.

A Venezuela, que atravessa uma crise económica e política sem precedentes, não emitiu até agora qualquer reação.

No verão de 2007, a Venezuela nacionalizou os seus recursos petrolíferos assumindo uma participação maioritária nas empresas mistas encarregadas da respetiva exploração e até então controladas por multinacionais, entre as quais a francesa Total e a britânica British Petroleum (BP).

Hugo Chávez, então na liderança do país, comprometeu-se a indemnizá-las e a comprar uma parte das suas ações com base no seu valor nominal e não no valor de mercado.

No final de 2007, a ConocoPhillips contestou esta decisão e recorreu ao CIRDI.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas