Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Japão apoia compra de material de construção para empresas são-tomenses

O Governo japonês entregou hoje às autoridades são-tomenses uma ajuda não reembolsável em materiais de construção, avaliada em 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros), indicou o embaixador do Japão em São Tomé.

Japão apoia compra de material de construção para empresas são-tomenses
Notícias ao Minuto

17:52 - 07/03/19 por Lusa

Economia Financiamento

"Quero proceder à entrega de uma ajuda não reembolsável, nesse caso de uma parte de material de construção que já chegou a São Tomé e desejo que esses materiais sejam utilizados em benefício da população são-tomense", disse o diplomata Masaaki Sato.

Os materiais serão entregues ao setor privado para venda e o valor será convertido em fundo de contrapartida para investimentos em obras de caráter social.

No lote entregue pelo embaixador do Japão contam-se diversos tipos de materiais de construção, materiais elétricos e painéis solares, cuja venda será feita pelo setor privado.

A Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços selecionou quatro empresas, que vão proceder à venda desses materiais.

"Desta vez foram contempladas quatro empresas, esperamos que os beneficiários de momento saibam cumprir aquilo que está estipulado no protocolo entre o Governo japonês e o Governo são-tomense, no sentido de, enquanto forem vendendo os materiais, reporem o montante de forma a que os outros comerciantes venham também a beneficiar", apelou o presidente da Câmara de Comércio,

O executivo considera que o setor privado são-tomense "está bastante debilitado e descapitalizado" e a ajuda do Governo nipónico surge como "um balão de oxigénio para relançar" as várias empresas do país nesta situação.

"É um donativo que vem para beneficiar o setor privado e vai alavancar a economia do país através do setor privado, que nós sabemos que está de certa forma debilitado, melhor dizendo, descapitalizado", disse a ministra do Comércio, Indústria e Turismo, Graça Lavres.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório