BCE lança nova vaga de empréstimos para reforçar apoio à economia

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje o lançamento em setembro de uma nova vaga de empréstimos de longo prazo aos bancos, para preservar "as condições favoráveis de crédito".

Notícia

© Reuters

Lusa
07/03/2019 13:49 ‧ 07/03/2019 por Lusa

Economia

Crédito

O objetivo destas novas operações de refinanciamento, entre setembro de 2019 e março de 2021, cada uma com uma maturidade de dois anos, é também estimular a economia, numa altura em que o crescimento não mostra grande vigor, o mesmo acontecendo com a inflação.

O dinheiro será emprestado aos bancos a uma taxa de juro correspondente à principal taxa de refinanciamento do BCE, atualmente em 0%.

Na reunião de hoje do BCE, a instituição indicou também que espera deixar as taxas de juro inalteradas "pelo menos até ao final de 2019", quando até agora prometia mantê-las nos níveis atuais "pelo menos até ao verão".

As medidas foram anunciadas antes de serem divulgadas as novas previsões de crescimento e de inflação do BCE.

Mario Draghi, presidente do BCE, vai explicar hoje estas decisões em conferência de imprensa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas