Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BCE deve levantar hoje o véu sobre novas operações de refinanciamento

Previsões também deverão ser revistas em baixa.

BCE deve levantar hoje o véu sobre novas operações de refinanciamento
Notícias ao Minuto

06:51 - 07/03/19 por Lusa

Economia Setor

O Banco Central Europeu (BCE) deve anunciar hoje novas previsões, mais pessimistas, para o crescimento económico na zona euro e "levantar o véu" sobre novas operações de refinanciamento de prazo alargado para os bancos da região.

O BCE realiza hoje uma nova reunião de política monetária e os economistas ouvidos pela Lusa antecipam que o regulador europeu deverá deixar os juros inalterados e falar sobre novas operações de refinanciamento de prazo alargado, para assegurar eventuais necessidades de liquidez extraordinárias dos bancos.

"Espero que haja uma manutenção das taxas de referência e o levantamento do véu sobre como poderão funcionar os novos 'targeted longer-term refinancing operations' (TLTROs)", ou seja, operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas ao apoio de crédito bancário, indicou à Lusa Filipe Garcia, economista da IMF - Informação de Mercados Financeiros.

Em meados de fevereiro, Benoit Coeuré, membro do Conselho Executivo do BCE, afirmou estar em discussão a hipótese de o supervisor fazer novos empréstimos a longo prazo aos bancos europeus.

Desde o 'rebentar' da crise financeira que o BCE forneceu liquidez adicional aos bancos da zona euro. Em 2014, o supervisor começou a emprestar dinheiro a muito longo prazo, até quatro anos e, entre julho de 2016 e março de 2017, também realizou operações de refinanciamento a muito longo prazo.

"O BCE deverá reconhecer a deterioração do contexto e perspetivas da economia, manifestando a intenção de continuar a promover a estabilidade da inflação em valores perto mas abaixo de 2%. No entanto, também deverá dar a entender que a desaceleração em curso pode ser suave e temporária", acrescentou Filipe Garcia.

De acordo com Bruno Fernandes, economista do Santander, "os sinais de abrandamento económico não são uma surpresa, tendo em conta o longo período de expansão na zona euro, da mesma forma que os riscos atualmente identificados também não são novos, embora o enviesamento em baixa das expetativas dos agentes económicos desses mesmos riscos esteja a contribuir para uma desaceleração mais pronunciada do crescimento".

No entender de Bruno Fernandes, "Mario Draghi deverá revelar as novas previsões de crescimento para a zona euro, manter inalteradas as taxas de juro de referência e reforçar a sua mensagem de confiança na eficácia da sua política monetária para suportar eventuais necessidades de liquidez extraordinárias dos bancos, sempre com o objetivo de manter a estabilidade de preços e o bom funcionamento do sistema financeiro europeu".

Em dezembro último, o BCE reviu em baixa a sua previsão de crescimento na zona euro, para 1,7% em 2019, mantendo a anterior estimativa de 1,7% para 2020, e antecipou uma inflação de 1,6% e 1,7%, respetivamente.

Analistas sondados pela Efe antecipam que o BCE deverá hoje descer significativamente as suas previsões de crescimento para este ano e, em menor escala, para 2020.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desceu quarta-feira para 1% a previsão de crescimento para a zona euro em 2019, uma queda de 0,8 pontos percentuais face à sua anterior estimativa de novembro.

Mario Draghi termina o mandato em outubro deste ano e poderá sair sem voltar a subir os juros na zona euro.

"Estando em fim de mandato, vejo Draghi como pouco pressionável. Draghi deverá manter as taxas inalteradas até sair, mas é alguém que acredita em injetar liquidez para acelerar o crédito (e, por efeito de cadeia, a economia e a inflação) e penso que esse é o caminho que já escolheu", concluiu Filipe Garcia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório