Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Dívida tarifária valia mais de 80% do sistema elétrico em 2015

O ex-secretário de Estado da Energia Jorge Seguro Sanches afirmou hoje que, quando assumiu funções em novembro de 2015, o sistema elétrico nacional valia 6,2 mil milhões de euros, representando a dívida tarifária "pouco mais de 80%".

Dívida tarifária valia mais de 80% do sistema elétrico em 2015
Notícias ao Minuto

18:37 - 06/03/19 por Lusa

Economia Seguros

Na intervenção inicial na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade, Seguro Sanches apresentou números relativos à situação em que foi encontrado o sistema elétrico em novembro de 2015, em contraponto à altura em que deixou o Governo em outubro de 2018, na sequência da remodelação governamental anunciada em 14 de outubro, tendo sido substituído por João Galamba.

"O sistema elétrico nacional valia cerca 6,2 mil milhões de euros contra os 6,7 mil milhões de euros [atuais]. A dívida tarifária que o sistema tinha era de cerca de 5 mil milhões de euros, isto é, valia um pouco mais de 80% do próprio sistema", afirmou o antigo governante, referindo a redução da dívida tarifária para 3,7 mil milhões de euros no final de 2018.

Jorge Seguro Sanches realçou ainda a diferença nos juros da dívida, que "estavam em pouco mais de 3%", face aos 1,1% atuais.

No "caminho percorrido desde 2015", o ex-secretário de Estado da Energia referiu ainda o facto de Portugal ter passado de importador a exportador de eletricidade, durante três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018), e o alargamento da tarifa social a um maior número de famílias devido à criação de um mecanismo automático.

Jorge Seguro Sanches é quadro do Ministério da Saúde, e está agora na Inspeção Geral de Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório