Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Londres prepara nova política tarifária para caso de saída sem acordo

Londres prepara uma nova política tarifária, com a liberalização de vários setores, para o caso do Reino Unido deixar a União Europeia sem acordo bilateral em 29 de março próximo, confirmou hoje o ministro de Empresas britânico.

Londres prepara nova política tarifária para caso de saída sem acordo
Notícias ao Minuto

11:47 - 06/03/19 por Lusa

Economia Reino Unido

O ministro de Empresas britânico, Greg Clark, revelou estes preparativos depois do canal Sky News ter assegurado que o Executivo conservador planeia cortes de entre 80% e 90% nas tarifas à importação de determinados produtos.

O ministro admitiu que as mudanças previstas no caso de um 'Brexit' duro "terão grandes consequências para diferentes setores económicos".

Segundo a Sky News, o Governo planeia a maior liberalização económica da história, que implicaria a redução ou eliminação de tarifas comerciais sobre vários produtos, incluindo componentes para automóveis e alguns alimentos, ainda que outros, como a carne, ficariam protegidos.

De acordo com o canal, a redução tarifária seria levada a cabo para evitar uma forte subida dos preços de determinadas importações depois do 'Brexit' e para mostrar que a economia do Reino Unido está "aberta" para os negócios.

Contudo, a oposição trabalhista já avançou com críticas, alegando que a liberalização económica vai prejudicar os setores produtivos no país, desde o industrial até ao da agricultura, e abriu a porta a "uma inundação de importações" de outros territórios.

Outros críticos sublinharam que reduzir as tarifas de forma unilateral minará a capacidade de Londres de chegar a acordos comerciais com países terceiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório