Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Como pedir para pagar impostos por débito direto

Além de ser mais cómodo, evita que seja ultrapassado o prazo de pagamento. A opção está disponível para impostos como o IMI, IUC, IRS ou o IRC.

Como pedir para pagar impostos por débito direto
Notícias ao Minuto

07:53 - 05/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

Os pagamentos por débito direto são cada vez mais utilizados pelos portugueses, pela sua comodidade e para evitar que os prazo sejam ultrapassados, e o pagamento de impostos também pode ser realizado através deste método

"Pague o IMI, IUC, IRS, IRC e planos prestacionais por débito na sua conta à ordem, com comodidade e segurança, sem custos adicionais, juros ou coimas", refere a Autoridade Tributária (AT). 

Para além do débito direto, sublinhe-se, saiba também que tem ao seu dispor uma app da AT. O objetivo é o mesmo: simplificar. 

De modo a comunicar ao Fisco que quer que o pagamento dos seus impostos comece a ser processado automaticamente, através de débito direto, deve aceder ao Portal das Finanças e depois selecionar a opção 'cobrança', logo no menu inicial. 

De seguida, deve selecionar a opção 'efetuar pedido de adesão'. Porém, saiba que é necessário ter as informações correspondentes ao seu IBAN atualizadas. 

Antes de mais, importa salientar que apesar das vantagens, os pagamentos por débito direto devem ser supervisionados com frequência pelo titular da conta, de modo a evitar que sejam cometidos erros no processamento das transações. Pode encontrar mais informações sobre este tema neste artigo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório