Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Eletricidade de Moçambique aumenta preço da energia

A Eletricidade de Moçambique (EdM) aumentou o preço da energia, mantendo inalterada a tarifa social, disse hoje à Lusa fonte da empresa pública.

Eletricidade de Moçambique aumenta preço da energia
Notícias ao Minuto

22:24 - 04/03/19 por Lusa

Economia EDM

Os aumentos vigoram desde 1 de março e representam um aumento médio na ordem de 21%, segundo as contas feitas pelo jornal moçambicano A Verdade.

A EdM tinha uma conferência de imprensa sobre o tema prevista para hoje, mas acabou por ser cancelada.

De acordo com um aviso publicado pela empresa pública, o aumento visa "assegurar o equilíbrio financeiro que permita a continuidade do fornecimento de energia com qualidade e segurança".

O reajuste visa ainda permitir que a empresa "prossiga com os seus investimentos de expansão da rede elétrica com vista a colmatar o crescimento da demanda e aumentar o acesso da população à energia elétrica".

A tarifa social que permanece inalterada em 1,07 meticais (menos de dois cêntimos de euro) por quilowatt/hora (kWh) abrange clientes com baixa potência (até 1,1 kVa) e consumo reduzido (até 125 kWh por mês).

A necessidade de "criar tarifas que reflitam o custo de fornecimento" é um dos pontos que constava já do documento Estratégia da EDM 2018-2028.

"Entre 2015 e 2017, as tarifas de energia em Moçambique aumentaram três vezes, mas estas tarifas não são compatíveis com o custo de energia", refere o documento.

Um estudo recente do Centro de Integridade Pública (CIP), organização não-governamental moçambicana, recomenda ao Governo que reveja a estrutura de preços da eletricidade, "retirando custos que não deviam ser imputados ao consumidor".

No caso, o CIP sugere que o Estado passe a pagar o consumo de energia à EDM "de modo a permitir a sustentabilidade da empresa e evitar que a dívida das entidades públicas seja indiretamente transferida para o cidadão".

A EDM deve ainda renegociar contratos e procurar fontes alternativas para ter energia mais barata, alerta o CIP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório