Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Costa manda recado: Experiência de Portugal com a China é "positiva"

O primeiro-ministro português diz que a experiência de Portugal com o investimento chinês é "positiva" e rejeita o protecionismo.

Costa manda recado: Experiência de Portugal com a China é "positiva"
Notícias ao Minuto

12:13 - 04/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Entrevista

O primeiro-ministro António Costa alertou os parceiros europeus contra o 'mau' uso de novos procedimentos de segurança para avaliar os investimentos chineses, uma vez que isso pode levar a que o continente se torne mais protecionista. 

"Uma coisa é utilizar a triagem para proteger os setores estratégicos, outra é usá-la para abrir as portas ao protecionismo", disse António Costa, em entrevista ao Financial Times

Em causa está também a aprovação de uma legislação por parte do Parlamento Europeu que visa controlar o investimento estrangeiro no território dentro da União Europeia (UE). 

Quer isto dizer que o primeiro-ministro considera importante que os investimentos sejam controlados, mas rejeita que as portas sejam fechadas. Até porque a experiência portuguesa com os investimentos chineses é positiva.   

"A nossa experiência com os investimentos chineses tem sido muito positiva", afirmou Costa. "Os chineses demonstraram total respeito pelo nosso quadro legal e pelas regras do mercado."

Recorde-se que em Portugal os investimentos chineses têm uma presença forte, como conta o Financial Times. Controlam 23% da EDP, e lançaram uma OPA para aumentar esse controlo, para além de terem ainda controlo sobre a Fidelidade, a Luz Saúde e sobre 27% do Millenium BCP.

Apesar de tudo, o líder português diz partilhar as preocupações do Ocidente face à participação da Huawei no 5G na Europa. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório