Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Finanças destacam "esforço" dos portugueses no progresso da economia

Crescimento económico do ano passado ficou abaixo das expectativas do Governo, mas a tutela destaca o esforço dos portugueses no 'caminho'.

Finanças destacam "esforço" dos portugueses no progresso da economia
Notícias ao Minuto

15:31 - 28/02/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Ministério

O Ministério das Finanças salientou, esta quinta-feira, o esforço dos portugueses na construção de bases sólidas que permitiram o crescimento económico que se tem vindo a verificar há 21 trimestres seguidos. Em reação ao crescimento do produto interno bruto (PIB) abaixo do previsto, a tutela aponta ainda as incertezas no cenário internacional. 

"Neste quadro, assume especial importância o esforço que os portugueses têm vindo a fazer para construir bases sólidas que permitam que a economia continue a crescer e a convergir com a Europa", pode ler-se num comunicado do gabinete do ministro das Finanças, Mário Centeno, enviado às redações. 

Em causa estão os números do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgados na manhã desta quinta-feira, e que deram conta de um crescimento do PIB na ordem dos 2,1% no ano passado. Porém, este valor representa uma desaceleração em comparação com 2017.  

Se por um lado, o INE destaca o 'travão' no crescimento das exportações, a tutela aponta as várias incertezas no panorama internacional como sendo a causa desta desaceleração, uma vez que penalizam as exportações. 

"A desaceleração do crescimento face a 2017 (-0,7 p.p.) ocorre num cenário de maior incerteza no plano geopolítico externo, que penaliza as maiores economias da Europa e, por essa via, as exportações portuguesas", esclarece o Ministério. 

Ainda assim, o gabinete de Centeno nota que a economia portuguesa cresce há 21 trimestres consecutivos, ao mesmo tempo que "mantém uma trajetória de convergência com a União Europeia e a zona euro". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório