Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Economia cresceu 2,1% em 2018 abaixo da previsão do Governo, confirma INE

O crescimento económico em 2018 ficou abaixo da meta do Governo, penalizado pelas exportações e investimento mais fracos. Em 2017, a economia cresceu 2,8%.

Economia cresceu 2,1% em 2018 abaixo da previsão do Governo, confirma INE
Notícias ao Minuto

10:59 - 28/02/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia PIB

crescimento do produto interno bruto (PIB) foi de 2,1% no conjunto do ano passado, confirmou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta quinta-feira. Esta taxa é mais baixa do que a registada no ano anterior, em resultado de um contributo mais negativo da procura externa líquida, por causa das exportações, e de um contributo menos intenso da procura interna

Este valor fica em linha com o que foi divulgado há duas semanas pela estimativa rápida da agência de estatísticas portuguesa. 

Ainda assim, o crescimento da economia agora confirmado não surpreende o que era previsto pelos economistas consultados pela agência Lusa, que apontavam para um crescimento também de 2,1%.

Na reta final do ano passado, ou seja, no quatro trimestre, a economia portuguesa registou um crescimento de 1,7%, "refletindo uma diminuição em volume das exportações de bens", adianta a agência de estatísticas. No terceiro trimestre de 2018, recorde-se, a economia portuguesa cresceu 2,1%, em termos homólogos, e 0,3%, face ao segundo trimestre.

As previsões do Governo, sublinhe-se, apontavam para uma expansão de 2,3% do PIB no conjunto de 2018, sendo assim mais otimistas do que as da Comissão Europeia, de 2,1%, e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), ambas de 2,2%.

As previsões mais otimistas entre os economistas sondados pela Lusa eram do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), que esperavam um crescimento de 2,0% do PIB nos últimos três meses de 2018 em termos homólogos, e uma expansão de 0,7% face ao trimestre anterior, "prosseguindo a tendência de desaceleração moderada no crescimento homólogo da economia", como indicou António Ascensão Costa, professor da instituição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório