Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

SIBS lança plataforma API Market para entrar num "novo ciclo" financeiro

De acordo com a SIBS, Portugal passa a ser o primeiro país a lançar esta plataforma, que vai permitir a colocação em prática das novas regras dos pagamentos.

SIBS lança plataforma API Market para entrar num "novo ciclo" financeiro
Notícias ao Minuto

07:48 - 27/02/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Banca

A SIBS anunciou, na terça-feira, o lançamento da API Market, uma plataforma que permite o desenvolvimento de novos serviços de pagamentos e consulta de dados financeiros. Esta ferramenta permitirá, também, que os bancos implementem as novas regras resultantes da nova diretiva de pagamentos, conhecida por PSD2. 

"Este dia marca um novo ciclo na história dos pagamentos e dos serviços financeiros em Portugal. O desenvolvimento do SIBS API Market foi um grande desafio, mas acima de tudo uma oportunidade. Demonstrámos uma vez mais que somos pioneiros, através do lançamento de uma plataforma absolutamente fundamental para o país, que contribuirá para que Portugal continue a ser reconhecido como um país de vanguarda em evolução tecnológica promotor da economia digital e de uma sociedade mais cashless", sublinhou Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS. 

A responsável da SIBS comparou, inclusive, o lançamento desta nova plataforma ao 'nascimento' da rede MULTIBANCO. "Tal como fez há 35 anos com o lançamento do MULTIBANCO, a SIBS lança um novo ciclo da tecnologia financeira, que vai mudar para sempre a forma como os clientes lidam com os pagamentos e como interagem com os serviços financeiros", concluiu.

Para já, aderiram à plataforma cerca de 18 instituições financeiras portuguesas e estão disponíveis os serviços de consulta de saldos e movimentos, iniciação de pagamentos e consulta da disponibilidade de fundos. 

No total, e de acordo com dados da SIBS, a API Market agrega 95% das contas bancárias nacionais e dá "dá oportunidade ao desenvolvimento de serviços inovadores e modelos de negócio de valor acrescentado, tirando partido do contexto impulsionado pela nova Diretiva de Serviços de Pagamento e acompanhando a atual evolução do mercado dos pagamentos, altamente dinâmico e competitivo". 

Novo ciclo, nova imagem

De forma a assinalar esta entrada num novo ciclo nos pagamentos, a SIBS anunciou também uma renovação da imagem, "mais moderna, dinâmica e sofisticada, que reflete o DNA da empresa". 

"A SIBS é uma empresa dinâmica, com uma eterna sede de inovação e que procura estar sempre um passo à frente das últimas tendências - esta imagem renovada é o reflexo disso. Queremos mostrar que estamos prontos para o futuro, que estamos a ajudar a construir", refere Maria Antónia Saldanha, diretora de marca e comunicação da SIBS. 

Notícias ao MinutoSIBS apresentou uma nova imagem para assinalar um novo ciclo nos pagamentos e na economia digital.© SIBS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório