Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aeroporto Lisboa: Plenário de inspetores do SEF afetou 3.100 passageiros

O plenário de domingo dos inspetores do posto de fronteira do aeroporto de Lisboa afetou 17 voos nas chegadas, abrangendo cerca de 3.100 passageiros, disse hoje à Lusa fonte oficial da ANA -- Aeroportos de Portugal.

Aeroporto Lisboa: Plenário de inspetores do SEF afetou 3.100 passageiros
Notícias ao Minuto

17:46 - 26/02/19 por Lusa

Economia ANA Aeroportos

Em resposta a questões colocadas pela Lusa, fonte oficial da gestora dos aeroportos disse que, devido ao plenário (que decorreu entre as 06:00 e as 09:00), houve "17 voos afetados nas chegadas, abrangendo cerca de 3.100 passageiros".

No sábado, a ANA alertou para que os plenários dos inspetores do posto de fronteira do aeroporto de Lisboa no domingo e na quarta-feira poderiam afetar, nesses dias, o controlo de passageiros.

À Lusa, fonte oficial da ANA disse que, no domingo passado, "o abandono pela maioria dos inspetores do SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras] dos seus postos de trabalho na primeira onda do 'hub' de Lisboa [para participarem no plenário] teve consequências muito significativas, pois a quase interrupção do controlo de fronteira à chegada provocou tempos de espera de, e até, 02:30".

Esse tempo de espera provocou, acrescentou na resposta escrita à Lusa, "além do desconforto para os passageiros que voaram várias horas, perdas de voos de conexão e atrasos na operação".

A mesma fonte refere que o recurso a plenários "em plena hora de pico não é um ato isolado" e que "os sindicatos do SEF têm recorrido com regularidade, e certamente de forma propositada, a esse tipo de ações para maximizarem o impacto no funcionamento do serviço público, e contornar assim as obrigações legais de pré-aviso e de serviço mínimo aplicáveis às interrupções de trabalho por motivo de greve".

Sobre as reivindicações, a fonte da gestora aeroportuária afirma que estão relacionadas "com as condições de trabalho dos inspetores do controlo de fronteira do Aeroporto Humberto Delgado", em Lisboa, reivindicando o sindicato a "transferência de 204 avenças de estacionamento dos inspetores para um parque de estacionamento em contacto com o edifício terminal" (transferência do parque 6 para o parque 20).

"Entende esta presidência [do sindicato] que caminhar 200 metros entre o parque P6 e o terminal aeroportuário é um atentado à dignidade profissional e à privacidade dos inspetores do SEF, e que os três minutos necessários para percorrer essa distância é motivo suficiente para recusar a conclusão de um acordo de níveis de serviço, fixando objetivos de tempos de espera, sendo a conclusão desse acordo uma obrigação do Estado no contrato de concessão da ANA", argumenta a fonte da empresa.

No entendimento da ANA, "os parques de contacto com os terminais são parques privilegiados para passageiros que são utilizadores pagadores do mesmo" e que a empresa "investiu e criou condições para que, no P6, as entidades públicas com funcionários que trabalham no Aeroporto Humberto Delgado possam ter, sem encargos, um lugar de estacionamento para viaturas próprias".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório