Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quem mais ganhou com o 'nascimento' do euro

Se por um lado existem os países que mais beneficiaram, por outro também existem os que mais foram penalizados.

Quem mais ganhou com o 'nascimento' do euro
Notícias ao Minuto

14:05 - 26/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia Moeda

A Alemanha e a Holanda foram os dois países que mais beneficiaram da criação do euro, desde a sua criação, há 20 anos. Além disso, o mesmo estudo revela também que para quase todos os restantes países, o euro tem sido um obstáculo ao crescimento económico. 

Desde 1999, ano do nascimento do euro, os alemães foram os que mais beneficiaram com cerca de 23 mil euros, seguidos pelos holandeses com cerca de 21 mil euros, de acordo com o estudo, citado pela agência Reuters

Do lado oposto, italianos e franceses foram os mais penalizados, com um impacto negativo estimado entre os 56 mil e os 74 mil euros por habitante. 

Isto porque o euro, quando nasceu, desencadeou um 'boom' de crédito e de investimento, através do prolongamento dos benefícios associados às baixas taxas de juro. 

No entanto, conta a Reuters, essas dívidas tornaram-se difíceis de sustentar depois da crise financeira de 2008, com a Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal e Chipre a serem forçados a pedir ajuda financeira. Isto numa altura em que o crescimento travava e o financiamento tornava-se escasso. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório