Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Se tem dificuldades em pagar dívidas antigas deve fazer isto

Contratar um empréstimo pode não ser a melhor solução, uma vez que pode fazer com que fique ainda com mais dívidas.

Se tem dificuldades em pagar dívidas antigas deve fazer isto
Notícias ao Minuto

08:33 - 26/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Se tem dificuldades em pagar dívidas antigas não se deixe iludir pelas ofertas de dinheiro fácil, uma vez que o Banco de Portugal (BdP) já alertou que não são uma boa solução e, além disso, podem contribuir para que fique ainda mais endividado. O ideal é que peça ajuda. A quem? É sobre isso que falámos neste artigo. 

De acordo com o supervisor da banca, se está com dificuldades em pagar dívidas antigas tem duas soluções: contactar a rede de apoio ao consumidor endividado (RACE) ou recorrer a uma entidade que o ajude a elaborar um plano de pagamentos. 

Recorrer à RACE, saliente-se, é gratuito, de acordo com o BdP. "A RACE integra entidades cuja missão é informar, aconselhar e acompanhar clientes bancários em risco de falharem o pagamento das suas dívidas ou que já tenham prestações em atraso", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor. 

A segunda solução, por outro lado, é mais indicada nos casos em que o banco já deu entrada a um processo judicial para recuperar os valores que estão em dívida. Neste caso, pode recorrer "a entidades que ajudam os devedores a elaborarem um plano de pagamentos através de negociação, conciliação ou mediação", explica o BdP. Pode saber mais sobre estas entidades, que são reconhecidas pelo Ministério da Justiça, aqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório