Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

"Dinheiro urgente"? BdP alerta para concessão de crédito fácil

As ofertas de crédito multiplicam-se em diferentes plataformas, mas o supervisor da banca recomenda cautela.

Pode parecer tentador, mas não se deixe iludir. O conselho é do Banco de Portugal (BdP) que emitiu um alerta, esta segunda-feira, para a concessão de dinheiro fácil. Isto porque se multiplicam os anúncios de “dinheiro urgente” nas redes sociais, nas caixas de correio e nos anúncios dos jornais.

No entanto, diz o supervisor, normalmente estes anúncios levam a entidades que não estão autorizadas a exercer atividade financeira em Portugal pelo BdP e, por isso, este tipo de ‘financiamento’ pode levar a um problema ainda maior.

“Ao Banco de Portugal têm chegado relatos de diversas situações em que pessoas, coletivas ou singulares, propõem ao público a concessão de crédito, exigindo, em troca, a entrega de cheques pré-datados ou a propriedade de bens imóveis ou bens móveis, por exemplo, veículos automóveis. Estas propostas de empréstimo são, muito frequentemente, tentativas de obter um benefício ilegítimo por parte de entidades que não estão autorizadas pelo Banco de Portugal a dar crédito”, pode ler-se no alerta emitido pelo supervisor.

Ainda neste âmbito, o BdP diz ter conhecimento de concessões de crédito que exigem como contrapartida a entrega de cheques pré-datados ou a propriedade de bens imóveis ou móveis, como por exemplo, veículos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório