Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Os "privilégios" dos funcionários públicos são notícia lá fora

Na semana em que o Presidente da República promulgou o aumento do salário mínimo na Função Pública, o jornal espanhol El País analisa aqueles que, considera, são os “privilégios” dos funcionários da administração pública quando comparados aos trabalhadores do setor privado.

Os "privilégios" dos funcionários públicos são notícia lá fora
Notícias ao Minuto

12:03 - 23/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Artigo

O conceituado jornal espanhol El País não deixou passar em branco o aumento do salário mínimo para os funcionários públicos portugueses, apontando um total de seis “privilégios” que estes trabalhadores têm face aos do setor privado.

Assim, lê-se que o Governo aumentou o salário mínimo dos trabalhadores da administração pública que agora é de mais 35 euros do que o dos funcionários do setor privado.

Mas não só. Refere o El País que o salário médio dos funcionários públicos é “mais elevado”, pois é de 1.460 euros, quando no privado o valor ronda os 913 euros.

“Desde 2011, o salário dos funcionários públicos subiu 6%, enquanto no privado subiu 3%”, refere a publicação.

Outra das vantagens apontada é a da jornada laboral que é de 35 horas quando no setor privado é de 40 horas semanais. Ao mesmo tempo, os funcionários públicos “têm mais dias de férias, várias pontes ao longo do ano (como agora no Carnaval) e a possibilidade de se reformarem mais cedo do que os trabalhadores do privado”.

E numa altura em que está instalada a polémica entre a ADSE e os hospitais privados, o El País recorda que os funcionários públicos têm também esta vantagem face aos do privado que têm de pagar um seguro de saúde privado para poderem ter acesso a cuidados médicos que não os do Serviço Nacional de Saúde por um preço acessível.

O diário espanhol aponta ainda o aumento do número de trabalhadores na administração pública que tem vindo a “aumentar a cada ano desta legislatura. Começou com 659 mil funcionários em 2015 e em 2018 chegou aos 683 mil”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório