Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ramirez triplica capacidade fotovoltaica com 300 mil euros

A Ramirez concluiu o processo de triplicação da capacidade fotovoltaica, um investimento na ordem dos 300 mil euros, com 30% da necessidade energética da fábrica a ser assegurada pela energia solar, foi anunciado.

Ramirez triplica capacidade fotovoltaica com 300 mil euros
Notícias ao Minuto

10:01 - 23/02/19 por Lusa

Economia Investimento

"Acabámos um projeto grande, a instalação de painéis fotovoltaicos em grande parte do nosso terraço [...]. Já tínhamos uma pequena parte na altura em que a fábrica foi feita, mas resolvemos quase triplicar a área que tínhamos", disse à Lusa o adjunto da administração da conserveira, Luis Avides Moreira.

Segundo o responsável, os painéis fotovoltaicos ocupam uma área de cerca de 5.800 metros quadrados, sendo que 30% da necessidade energética da fábrica já vem da energia solar.

"Somos uma fábrica eficiente, verde. Temos 120 tubos solares, ou seja, durante o verão e grande parte do inverno não temos necessidade de ligar a luz elétrica. Os tubos captam a luz do sol e projetam-na para dentro da fábrica", acrescentou.

A Ramirez registou cerca de 30 milhões de euros de volume de negócios em 2018, mais 9% do que no mesmo período do ano anterior, com o atum em óleo a representar perto de metade da faturação.

Por sua vez, a exportações representaram 55% da faturação, o equivalente a uma subida de 12% em comparação com 2017.

A liderar a procura externa ficaram a sardinha, a cavala e a petinga, sendo a Bélgica o principal mercado da conserveira, onde detém 32% da quota nas sardinhas e cavalas.

A empresa formada em 1853 em Vila Real de Santo António, distrito de Faro, exporta ainda para mercados como Canadá, Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha, França e Reino Unido.

Para 2019, a empresa prevê um crescimento na faturação entre os 7,5% e os 10%, tendo ainda em vista o lançamento de uma gama de produtos biológicos.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 220 colaboradores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório