Tensão comercial e Brexit ameaçam crescimento e estabilidade financeira

A Reserva Federal (Fed) norte-americana advertiu hoje que uma "intensificação da tensão comercial" e um Brexit sem acordo constituem riscos para as perspetivas da economia dos Estados Unidos e para a estabilidade financeira global.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/02/2019 17:19 ‧ 22/02/2019 por Lusa

Economia

Fed

Num relatório de política monetária destinado ao Congresso, a Fed sublinha que "os potenciais riscos para a estabilidade financeira internacional abrangem uma desaceleração do crescimento mundial, as incertezas políticas e uma intensificação da tensão comercial".

Em relação à saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), o banco central norte-americano considera que, sem um acordo entre as duas partes, "não haverá um período de transição para a interação comercial e financeira".

"Apesar dos preparativos para um Brexit sem acordo, um vasto leque de atividades financeiras e económicas podem ser perturbadas", adverte a Fed.

Neste cenário, o banco central norte-americano compromete-se a permanecer "paciente" quanto a futuras alterações nas taxas de juro, depois de já ter dado sinais de que vai interromper o movimento de subida gradual dos juros tendo em vista uma normalização da sua política monetária.

Na última reunião de política monetária, em finais de janeiro, a Fed deixou a taxa dos fundos federais inalterada (entre 2,25% e 2,5%).

No ano passado, o banco central norte-americano aprovou quatro aumentos das taxas de juro e os membros do comité de política monetária indicaram em dezembro que previam ainda duas outras subidas em 2019.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas