Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ryanair e Wizz Air multadas em Itália por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou hoje uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra 'low cost', pelo suplemento aplicado à bagagem de mão.

Ryanair e Wizz Air multadas em Itália por restrições na bagagem de mão
Notícias ao Minuto

19:19 - 21/02/19 por Lusa

Economia Concorrência

Desde o passado dia 1 de novembro que as duas companhias autorizam apenas um volume pequeno como bagagem de mão, de forma a ser colocado sob o assento, exigindo o pagamento de um suplemento para malas maiores na cabine.

A autoridade italiana referiu que se trata de "uma prática comercial incorreta, na medida em que engana o consumidor no preço efetivo do bilhete, ao não incluir na tarifa base um elemento essencial do transporte aéreo que é uma bagagem de mão de maior volume".

"A investigação mostrou que está nos hábitos de consumo de quase todos os passageiros viajar com uma bagagem de mão maior", notou a autoridade em comunicado.

Ao exigir um suplemento entre cinco e 25 euros pela bagagem de mão, "as duas empresas procederam a aumento do preço do bilhete de forma não transparente", considerou o regulador, pedindo à irlandesa Ryanair e à húngara Wizz Air para lhe comunicarem no prazo de 60 dias as medidas adotadas para cumprir a decisão.

A autoridade da concorrência abriu um inquérito na sequência de reclamações de associações de consumidores, depois das companhias terem anunciado estas decisões.

Já no dia 31 de outubro, a autoridade da concorrência tinha pedido uma suspensão das medidas, mas sem resultados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório