Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Troço da Linha do Douro encerrado até final de março. Obras atrasaram

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou hoje que devido a dificuldades técnicas vai prolongar-se até ao final de março o encerramento da circulação no troço da Linha do Douro, entre as estações de Marco de Canaveses e Caíde.

Troço da Linha do Douro encerrado até final de março. Obras atrasaram
Notícias ao Minuto

18:13 - 21/02/19 por Lusa

Economia IP

Em comunicado, refere-se as "dificuldades técnicas derivadas das condições geotécnicas existentes, nomeadamente no interior Túnel de Caíde", as quais, segundo a empresa, determinaram que "o ritmo de execução dos trabalhos inicialmente previsto foi prejudicado".

Acrescenta a Infraestruturas de Portugal que "a situação apenas foi suscetível de identificar com o desenvolvimento da obra" e dela já foram informados os operadores ferroviários, as autarquias e as associações de utentes e empresariais da região.

"Após a reabertura à circulação, durante um período de cerca de um mês, decorrerão os testes relativos à eletrificação", informa ainda a IP, ressalvando que aqueles "testes são realizados sem afetar a circulação ferroviária em modo diesel".

O encerramento da linha foi iniciado no dia 26 de novembro, com a promessa de que prolongar-se-ia por 90 dias. O adiamento até ao final de março, hoje anunciado pela IP, significa que o período de suspensão na circulação será de quatro meses.

As obras em curso, no valor de 10 milhões de euros, estão a dotar aquele troço com 14,4 quilómetros da Linha do Douro de condições de circulação para comboios com tração elétrica, nomeadamente os suburbanos do Porto, que assim passarão a ter condições de seguir até Marco de Canaveses.

Os trabalhos e o consequente encerramento do troço determinaram a criação de transportes rodoviários alternativos, através de autocarros, entre as duas estações ferroviárias, utilizados diariamente por centenas de passageiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório