Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Petição reclama profissão de desgaste rápido para tripulantes de cabine

Uma petição com mais de 13 mil assinatura vai ser entregue na Assembleia da República, na sexta-feira, reivindicando o reconhecimento da profissão de tripulante de cabine como sendo de desgaste rápido.

Petição reclama profissão de desgaste rápido para tripulantes de cabine
Notícias ao Minuto

13:30 - 21/02/19 por Lusa

Economia SNPAVC

A vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, vai receber na sexta-feira à tarde, no parlamento, uma delegação do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) que lhe vai entregar uma petição com mais de 13 mil assinaturas a reivindicar o reconhecimento da profissão de tripulante de cabine como sendo de desgaste rápido, refere o sindicato em comunicado.

O SNPVAC alega que os comissários e assistentes de bordo, chefes de cabine e supervisores de cabine, quando "exercem a sua atividade a bordo de aeronaves, encontram-se expostos a riscos profissionais e a fatores de desgaste penalizantes, idênticos aos que se encontram nas várias profissões já consagradas com o estatuto de profissão de desgaste rápido".

Argumenta ainda que a profissão de tripulante de cabine "tem cumulativamente horários disruptivos, distúrbio do sono, exposição a radiação cósmica e contaminação do ar da cabine por meio de organofosfatos".

Esta petição visa pedir publicamente aos deputados que legislem para que seja consagrado o estatuto de profissão de desgaste rápido para os tripulantes de cabine, "sem qualquer penalização".

O sindicato pretende ainda que seja reduzida a idade de reforma para os tripulantes de cabine em sete anos, face à prevista na lei em cada momento em vigor e sem qualquer penalização.

Defende igualmente a reforma imediata, por opção, a quem possuir 35 anos de serviço a trabalhar como tripulante de cabine, sem qualquer penalização.

A petição, iniciada a 4 de fevereiro, conta já com mais de 13 mil assinaturas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório