Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro alemão admite consenso sobre orçamento da zona euro até ao verão

O ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou hoje que é possível um compromisso até ao verão sobre os detalhes do primeiro orçamento comum da zona euro, atualmente objeto de negociações.

Ministro alemão admite consenso sobre orçamento da zona euro até ao verão
Notícias ao Minuto

16:23 - 20/02/19 por Lusa

Economia Olaf Scholz

Os detalhes do orçamento da zona euro "são suscetíveis de ser objeto de um consenso europeu no verão", disse Olaf Scholz, numa conferência de imprensa, após uma reunião de trabalho com o seu homólogo francês, Bruno le Maire.

"É importante que os contornos do orçamento da zona euro sejam delineados para que possam ser incluídos no Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia a partir de 2021", disse Scholz, afirmando que nesta matéria está em sintonia com o seu homólogo francês.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) chegaram a um entendimento em dezembro sobre um primeiro orçamento da zona euro.

Este novo instrumento, que partiu de uma ideia lançada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, deve ser incorporado no orçamento da UE. O seu principal objetivo é impulsionar reformas e aumentar a competitividade.

Um dos principais entraves destas negociações tem sido a função de "estabilização" do orçamento, que permitiria ajudar especificamente um país atingido por um choque económico, como, por exemplo, a Irlanda no caso de um 'Brexit' sem acordo.

Vários países manifestaram a sua oposição a esta pretensão, com a Alemanha a mostrar até agora algumas reservas.

Segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que consultou um documento de trabalho parlamentar alemão sobre as negociações, os ministros das Finanças da Alemanha e da França defendem agora que esse orçamento permita "ajudar os Estados-membros fracos que precisem de reformas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório