Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Angola obrigada a fazer 25% das compras às pequenas e médias empresas

A nova Lei do Fomento do Empresariado Nacional de Angola exige que o Estado angolano e as instituições públicas "devem destinar, no mínimo, 25% do seu orçamento" relativo à aquisição de bens e serviços para as micros, pequenas e médias empresas.

Angola obrigada a fazer 25% das compras às pequenas e médias empresas
Notícias ao Minuto

18:30 - 19/02/19 por Lusa

Economia Estado

De acordo com o diploma legal, cuja proposta de anteprojeto começou hoje a ser discutida pela classe empresarial angolana, a medida consta dos "privilégios especiais" para o incentivo à promoção das micro, pequenas e médias empresas.

O esboço da nova legislação foi apresentado hoje pelo presidente do conselho de administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Arnito José Agostinho, em cerimónia que decorreu no Instituto Nacional de Estatística (INE), em Luanda.

No domínio dos pagamentos a efetuar pelo Estado ou outras entidades públicas às micros, pequenas e médias empresas, pelos bens ou serviços fornecidos, o diploma refere que devem ser pagos no prazo máximo de 30 dias a contar da data da receção da fatura.

A consulta pública da proposta de anteprojeto de Lei Fomento do Empresariado Nacional está a ser promovida pelo INAPEM, órgão tutelado pelo ministério da Economia e Planeamento angolano e vai decorrer até março, noutras províncias angolanas.

Segundo o texto, as microempresas, no caso de não possuírem contabilidade, "devem utilizar um livro de registo de compra e venda de bens ou serviços e ter no mínimo um modelo de contabilidade simplificada".

As médias empresas, sublinha-se no anteprojeto, devem possuir, "pelo menos, contabilidade geral".

A livre iniciativa e concorrência dos sujeitos concessionários, a livre negociação e concertação entre promotores e concessionários e o respeito pelo segredo comercial são alguns dos princípios gerais que, de acordo com a lei, deve reger-se a intervenção do fomento empresarial.

O Governo angolano assegurou hoje que a proposta de anteprojeto de Lei do Fomento do Empresariado Nacional visa "reduzir os riscos para o empresário nacional", considerando-a "instrumento para enfrentar o ciclo de contração" da economia angolana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório