Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Empresa da Sonae Indústria encerra fábrica na Alemanha no final do ano

A LaminatePark, uma parceria entre a Sonae Arauco e a Tarkett, anunciou hoje a intenção de encerrar no final do ano a sua fábrica em Eiweiler, na Alemanha, devido ao "fraco desempenho financeiro histórico", informou a Sonae Indústria.

Empresa da Sonae Indústria encerra fábrica na Alemanha no final do ano
Notícias ao Minuto

18:01 - 19/02/19 por Lusa

Economia CMVM

"A Sonae Indústria informa que a LaminatedPark GmbH & Co KG anunciou hoje a intenção de encerrar, no final de 2019, as atividades da sua fábrica em Eiweiler (Alemanha)", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em causa, está o "fraco desempenho financeiro histórico" da empresa que se dedica à produção e venda de pavimentos laminados, e deverá ter um impacto na Sonae Indústria (que detém 50% da Sonae Arauco) de cerca de oito milhões de euros, segundo comunicado de imprensa.

"A LaminatePark opera num mercado muito competitivo que foi significativamente afetado pela queda dos volumes de vendas de pavimentos laminados e de MDF/HDF na Europa Ocidental, em particular durante o ano de 2018, o que levou a níveis muito baixos de utilização da capacidade", indicou a Sonae Indústria, empresa que detém uma participação de 50% na Sonae Arauco, que por sua vez tem esta 'joint-venture' com a Tarkett.

A decisão foi tomada uma vez que "não existem perspetivas razoáveis de recuperação material da sua rentabilidade financeira no médio prazo".

De acordo com a informação remetida ao mercado, a Sonae Arauco "reconheceu uma perda por imparidade nas suas contas consolidadas pela totalidade do valor contabilístico no final de 2018 do investimento no empreendimento conjunto LaminatePark e do seu empréstimo de acionista àquela empresa", sendo o impacto desta perda estimado em cerca de oito milhões de euros.

A Sonae Indústria deverá comunicar os resultados anuais de 2018 em 27 de março.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório