Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Se vai pedir um empréstimo, conheça os cuidados a ter

Sabia que existe um período em que pode desistir de um empréstimo?

Se vai pedir um empréstimo, conheça os cuidados a ter
Notícias ao Minuto

08:35 - 19/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito

O pedido de um empréstimo é uma situação que deve ser muito bem estudada por uma pessoa em particular ou por uma família, uma vez que terá impacto na gestão das finanças domésticas. Se está a pensar contrair um empréstimo, seja ele para o que for, a primeira coisa que deve ter em mente é que deve informar-se ao máximo.

Mas há mais coisas que deve saber e que são especialmente úteis para quem está a ponderar pedir um crédito. A plataforma de comparação de produtos de crédito ComparaJá reuniu algumas delas. Vamos por partes. 

  1. Medir o impacto da prestação - Este é logo o próximo passo. Perceber qual o impacto da prestação mensal no orçamento familiar é importante, uma vez que esta mensalidade poderá manter-se por vários anos. 
  2. Compare as várias ofertas - Antes de tomar qualquer decisão final deve comparar as várias opções existentes no mercado, certificando-se de que contrata o crédito mais adequado às suas necessidades e dentro das suas possibilidades.
  3. Esclareça todas as informações - "Enquanto cliente, tem o direito de ser esclarecido sobre todas as características do produto que está a contratar e que devem constar na Ficha de Informação Normalizada (FIN). A instituição financeira ou de crédito tem o dever de ajudar o cliente a compreender este documento e a esclarecer dúvidas adicionais."
  4. Tem 14 dias para desistir - "É ainda um direito do consumidor, caso este deseje, desistir do contrato de crédito no prazo máximo de 14 dias a contar desde a sua assinatura, sem ser necessário indicar o motivo. Ao desistir do pedido de crédito terá que devolver o montante do empréstimo e pagar os juros decorridos no prazo de 30 dias."
  5. Pode amortizar antecipadamente o empréstimo - "Para tal, tem de informar a instituição de crédito com, pelo menos, 30 dias úteis de antecedência. Caso o empréstimo seja a taxa variável, não lhe será cobrada qualquer comissão de reembolso antecipado."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório