Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Angola 'contra-ataca' com investigação a portugueses

O próprio procurador-geral angolano, João Maria de Sousa, revelou a um semanário do país que empresas e empresários portugueses estão a ser investigados pelo Ministério Público de Angola por suspeitas de branqueamento de capitais, avança hoje a edição do Diário de Notícias (DN).

Angola 'contra-ataca' com investigação a portugueses
Notícias ao Minuto

08:35 - 22/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Diplomacia

Em entrevista ao semanário angolano O País, o procurador-geral João Maria de Sousa conta que várias empresas e empresários portugueses estão a ser investigados por Angola devido a movimentos bancários “em que não se conhece bem a origem de determinados dinheiros, que depois são retirados das contas e desaparecem do território angolano”.

Esta informação é hoje avançada pelo Diário de Notícias (DN) que salienta que o próprio João Maria Sousa é um dos nomes que constam dos processos semelhantes que decorrem no Ministério Público português e que envolvem outras personalidades de Luanda. No caso específico do procurador-geral angolano está a ser investigado devido a uma transferência de 93 mil dólares (cerca de 70,3 mil euros).

Mas quando confrontado com esta situação, João Maria Sousa, conta o DN, optou por contornar a questão, lançando um recado ao Ministério Público português.

“Preferimos não pagar na mesma moeda e manter o anonimato dessas pessoas [empresas e empresários portugueses] porque estamos a trabalhar com processos protegidos pelo segredo de justiça. Quando chegar o momento próprio e as coisas estejam devidamente clarificadas e não haja possibilidade de se criar qualquer tipo de ambiguidade, então sim, vamos divulgar toda a informação para que a sociedade angolana fique devidamente esclarecida”, frisou o responsável angolano, numa clara critica a Portugal.

Contactada pelo DN, a Procuradoria-Geral da República portuguesa recusou prestar qualquer esclarecimento sobre o caso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório