Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Relatório da OCDE provocou "controvérsia", mas não é irreparável

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, admitiu hoje que a versão preliminar do relatório económico sobre Portugal provocou "alguma controvérsia", mas salientou que tudo decorreu dentro da normalidade das práticas da instituição.

Relatório da OCDE provocou "controvérsia", mas não é irreparável
Notícias ao Minuto

12:25 - 18/02/19 por Lusa

Economia Gurría

"Há muitas versões preliminares, uma delas provocou um pouco de controvérsia, após um 'leak' [fuga de informação] que lamentámos, mas não é um problema irreparável e terminámos o processo normal como em todos os países", afirmou hoje o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurría, na conferência de apresentação do relatório sobre Portugal, que decorre hoje, no Ministério da Economia, em Lisboa.

Foi um "'leak' desafortunado", disse Gurría, insistindo, no entanto, que as versões preliminares do relatório estão previstas e fazem parte dos procedimentos normais da instituição.

"O que fazemos com Portugal é o que fazemos com todos os países do mundo", explicou o responsável questionado pelos jornalistas sobre o tema da corrupção.

Angel Gurría também indicou aos jornalistas que foi sua a sugestão de que Álvaro Santos Pereira não estivesse presente na conferência de imprensa de hoje pois "não gostaria que esta fosse sobre Álvaro em vez de Portugal".

Em causa estavam referências a processos como a Operação Marquês e sugestões como o aumento do orçamento antifraude e anticorrupção da Justiça, como noticiaram o Observador e o Jornal Expresso, que tiveram acesso ao rascunho inicial do documento.

No relatório hoje divulgado, a OCDE considera que é preciso "continuar a melhorar a capacidade do Ministério Público para combater a criminalidade económica e financeira em Portugal, incluindo a corrupção".

"O Ministério Público e a Polícia Judiciária devem ser dotados de recursos adequados e continuar a ministrar formação especializada aos procuradores do Ministério Público sobre crimes económicos e financeiros, incluindo a corrupção", indica o Economic Survey da OCDE -- Portugal 2019, divulgado hoje.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório