Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Um milhão de euros de investimento no troço da Linha do Norte em Pombal

A Infraestruturas de Portugal anunciou hoje que vai investir mais de um milhão de euros na renovação integral de via no troço da Linha do Norte, em Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal.

Um milhão de euros de investimento no troço da Linha do Norte em Pombal
Notícias ao Minuto

17:26 - 15/02/19 por Lusa

Economia IP

Segundo uma nota de imprensa, os trabalhos visam a melhoria das condições de segurança e da circulação ferroviária, o que representa um investimento total superior a um milhão de euros (798 mil euros correspondentes ao valor da empreitada, a que se somam os 335 mil euros do custo dos materiais a aplicar).

A intervenção numa extensão de cerca de um quilómetro irá abranger a freguesia de Albergaria dos Doze, em Pombal, no distrito de Leiria, e uma pequena parte no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, clarificou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal.

Será realizada a "renovação da superestrutura de via existente no troço, designadamente carril, travessas, fixações e balastro".

Está ainda prevista a substituição de 1.910 travessas de madeira por travessas de betão monobloco, a substituição do carril de 54 kg/m por carril de 60 kg/m, o ataque mecânico pesado final com estabilização dinâmica, a melhoria dos sistemas de drenagem e da plataforma com aplicação de tela geotêxtil e o fornecimento e aplicação de balastro granítico.

O projeto, gestão e fiscalização da obra são da responsabilidade do Centro Operacional de Manutenção Norte da Direção da Rede Ferroviária, acrescentou o comunicado.

A empreitada tem por objetivo assegurar níveis de qualidade adequados aos diferentes serviços de passageiros e mercadorias da Linha do Norte, melhorar a performance do troço e reduzir os custos de manutenção da infraestrutura a médio/longo prazo, informou ainda a IP.

A execução desta empreitada decorrerá em período noturno de modo a minimizar os impactos na circulação ferroviária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório