Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Mais um esclarecimento de Carlos Costa: Não há "conflito de interesses"

O governador do BdP, Carlos Costa, entende que não existe qualquer conflito de interesses em relação ao facto de ter passado férias em Vale do Lobo entre 2013 e 2014, após aprovação de crédito ruinoso.

Mais um esclarecimento de Carlos Costa: Não há "conflito de interesses"
Notícias ao Minuto

13:19 - 15/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

No âmbito da polémica auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD), o governador do Banco de Portugal (BdP) voltou a esclarecer uma notícia do Jornal Económico, esta sexta-feira, a dar conta de que Carlos Costa passou férias em Vale do Lobo após aprovação de crédito ruinoso. Perante os factos, o governador entende que não existe qualquer conflito de interesses.

"O governador entende que não existe qualquer conflito de interesses nesta decisão, dado que, como resulta da auditoria da EY à CGD, o financiamento da CGD a Vale do Lobo teve a aprovação final numa reunião do Conselho Alargado de Crédito que não contou com a presença do Governador", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor.

De acordo com o semanário, Carlos Costa arrendou casa no resort de luxo, em 2013 e 2014, quando o empreendimento já estava a falhar crédito da CGD, que contou com a aprovação do próprio quando foi administrador do banco.

No entanto, o governador esclarece que nesse período, "sete e oito anos respetivamente depois de ter cessado funções de administrador CGD, o Governador passou férias no empreendimento de Vale de Lobo (6 a 16 de agosto de 2013 e 9 a 16 de agosto de 2014), tendo pago pelos arrendamentos os valores praticados pela empresa em cada ano, não tendo beneficiado de qualquer desconto", pode ler-se.

Conta ainda o Jornal Económico, que o financiamento a Vale do Lobo é um dos créditos ruinosos que consta na auditoria da EY à CGD entre 2000 e 2015, intervalo em que este investimento gerou perdas de 228 milhões de euros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório