Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AEF quer mobilização para PIB crescer 4% ao ano

A Associação de Empresas Familiares (AEF) disse hoje que quer mobilizar os agentes económicos para impulsionar a economia, fazendo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chegar aos 4% ao ano.

AEF quer mobilização para PIB crescer 4% ao ano
Notícias ao Minuto

11:38 - 15/02/19 por Lusa

Economia impulsionar

A associação lembrou, em comunicado, que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 2,1% em 2018, duas décimas abaixo dos 2,3% previstos pelo Governo.

Assim, refere, segundo a estimativa rápida do INE quando comparado com 2017, o aumento da procura interna e do investimento não foram suficientes para contrapor o abrandamento das exportações registado em 2018.

A AEF considera que o crescimento da economia portuguesa só se pode fazer através do crescimento significativo do PIB e aponta como "meta ambiciosa" o valor de 4% por ano.

"Não se trata de uma promessa, mas de um desafio que queremos colocar a todos: Governo, trabalhadores, sindicatos e, claro, a nós próprios, empresários e gestores das empresas. Temos evitado este tipo de desafio, pois é mais fácil não nos comprometermos para que ninguém nos diga que falhámos", disse o presidente da AEF, Peter Villax, citado no comunicado.

Segundo a associação, é necessário mobilizar todos os agentes económicos para este grande objetivo, que obriga a um grande alinhamento de prioridades, esforços e execução.

A AEF defende, neste sentido, um novo modelo de relacionamento entre governantes, trabalhadores, sindicatos e empresários, colaborando num plano de crescimento para Portugal.

Entre as medidas a avaliar para conseguir alcançar os objetivos de crescimento propostos, a associação refere o estabelecimento de um plano a longo prazo de crescimento económico, com objetivos estabelecidos para as empresas e o investimento nas indústrias exportadoras.

Defende ainda a criação de "sistemas de incentivos ao sucesso", que possam premiar as empresas que mais aumentam o emprego, as margens e o investimento.

A AEF é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em 1998.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório