A Zara, do grupo Inditex, vai acabar com os sacos de plástico nas época de saldos e vai passar a utilizar papel 100% reciclado na composição dos sacos normais, de acordo com o ABC. Como parte desta iniciativa, a cadeia de lojas de roupa vai introduzir, gradualmente, os novos sacos nas várias lojas.
Como forma de evitar o desperdício, os atuais sacos de papel continuarão a ser utilizados até que os stocks terminem. Já os sacos de plástico não deverão voltar a ser utilizados a partir desta sexta-feira, dia 15 de fevereiro.
De acordo com um comunicado interno do grupo Inditex, citado pelo jornal espanhol, os novos sacos vão representar uma poupança de 70% na utilização de tinta e de 30% no consumo de água essencial à sua produção.
Também os envelopes dos cheques prenda serão substituídos e, assim, a marca irá unificar as embalagens dos seus produtos com a nova imagem, que entrou no mercado no final de janeiro.
Estas medidas são parte do programa Green to Pack, que tem como objetivo otimizar as embalagens em toda a rede de lojas da Zara e reduzir todos os tipos de desperdício, "tanto quanto for possível".