Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Idosos. Conheça os apoios disponibilizados pela Segurança Social

A Segurança Social tem disponíveis um conjunto de respostas de apoio social para pessoas idosas, com o objetivo de promover a autonomia, a integração social e a saúde.

Idosos. Conheça os apoios disponibilizados pela Segurança Social
Notícias ao Minuto

09:03 - 15/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia Integração

À semelhança do que acontece com os mais jovens e desfavorecidos, a Segurança Social tem apoios destinados aos idosos, de modo a promover a sua autonomia, integração social e saúde. De acordo com informação disponibilizada pelo organismo, existem sete apoios sociais aos dispor dos mais velhos.

Entre eles estão o serviço de apoio domiciliário, o centro de convívio, o centro de dia, o centro de noite, o acolhimento familiar, as estruturas residenciais e, ainda, o centro de férias e lazer

Porém, o acesso a estes apoios é limitado, uma vez que está dependente de os "equipamentos e serviços estarem disponíveis na zona da residência ou razoavelmente perto" e, ainda, de as "instituições do setor da segurança social terem capacidade para o receber", refere a Segurança Social

E o pagamento, como funciona? "As pessoas idosas que beneficiam deste tipo de apoios pagam um valor pelo serviço prestado – comparticipação familiar – o qual é calculado com base nos rendimentos da família", refere. 

Para obter mais informações sobre estes apoios pode dirigir-se aos serviços de atendimento da Segurança Social da área da residência, à instituição particular de solidariedade social que presta o apoio ou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório