Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2019
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 12º

Edição

Crescimento da procura de petróleo vai manter-se em 2019

O aumento da procura global de petróleo vai manter-se estável em 2019, depois de um crescimento robusto de 1,4 milhões de barris por dia no último trimestre de 2018, considerou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).

Crescimento da procura de petróleo vai manter-se em 2019
Notícias ao Minuto

13:09 - 13/02/19 por Lusa

Economia AIE

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a AIE refere que esta resistência se vai apoiar em preços mais baixos e em lançamentos de projetos petroquímicos na China e nos Estados Unidos, ainda que a desaceleração da economia mundial limite o aumento.

Em 2019, a AIE calcula que a procura atinja 100,6 milhões de barris por dia, registando 'picos' no terceiro e quarto trimestres com 101,2 milhões de barris por dia e 101,4 milhões de barris, respetivamente.

Em janeiro, o fornecimento mundial de petróleo caiu 1,4 milhões de barris, para 99,7 milhões de barris por dia, devido aos primeiros efeitos dos acordos de Viena e dos cortes na extração da província canadiana de Alberta.

As perspetivas de crescimento da produção nos Estados membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) caíram em 930.000 barris diários em janeiro, para 30,83 milhões de barris por dia, um mínimo em quase quatro anos, sublinha a AIE.

A AIE sublinha que os preços não subiram "de forma alarmante" apesar do impacto dos acontecimentos na indústria, como a imposição de sanções dos Estados Unidos contra a companhia pública venezuelana PDVSA porque há existências relativamente grandes, criadas no segundo semestre de 2018.

Contudo, a AIE alerta para possíveis problemas na qualidade do petróleo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório