Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

TAP cancela 2 de 3 voos para Bruxelas devido à greve geral na Bélgica

A TAP já cancelou dois voos, dos três diários que opera entre Lisboa e Bruxelas, para quarta-feira, devido à greve geral na Bélgica, disse fonte oficial da companhia aérea à Lusa.

TAP cancela 2 de 3 voos para Bruxelas devido à greve geral na Bélgica
Notícias ao Minuto

17:28 - 12/02/19 por Lusa

Economia Aérea

Questionada pela Lusa, fonte oficial disse que "devido à greve anunciada, neste momento, a TAP já cancelou dois dos três voos diários Lisboa - Bruxelas de amanhã, dia 13 de fevereiro".

Segundo a mesma fonte, a companhia está a dar a possibilidade aos passageiros de alterarem as suas reservas, sem custos adicionais, uma informação que a transportadora está a disponibilizar no seu site, acrescentou.

Na passada sexta-feira, a companhia aérea belga Brussels Airlines já tinha anunciado que iria cancelar todos os voos previstos para quarta-feira.

"A Brussels Airlines suprime o seu programa inteiro de 222 voos. Os itinerários de viagem de mais de 16.000 passageiros estão afetados", indicou a companhia belga, na altura, cuja única base na Bélgica é o aeroporto de Bruxelas.

A filial da alemã Lufthansa tomou esta decisão por "considerar que as operações do aeroporto de Bruxelas serão provavelmente severamente afetadas na sequência de ações de diferentes partes envolvidas no aeroporto".

Uma greve geral convocada por uma frente sindical comum na Bélgica, na sequência do falhanço negocial para um aumento nos salários, deverá paralisar o país na quarta-feira, já que abrange todos os setores de atividade, públicos e privados.

Os pré-avisos de greve abrangem os transportes comuns e a administração pública belgas e os controladores aéreos.

O aeroporto internacional de Bruxelas, em Zaventem, anunciou 'online' o pré-aviso de greve de um dos sindicatos dos controladores aéreos entre as 22:00 de hoje (21:00 em Lisboa) e as 22:00 de quarta-feira, tendo anulado "por precaução" cerca de dois terços dos voos, dado que os controladores apenas asseguram metade da capacidade do tráfego.

Por seu lado, o aeroporto de Charleroi, a 50 quilómetros a sul de Bruxelas, irá encerrar devido à greve.

Nesta greve, em causa está, nomeadamente, o aumento de salários, dos subsídios e pensões e melhores condições para a reforma.

A última greve geral na Bélgica teve lugar em dezembro de 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório