Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Bancos emprestaram 16,3 mil milhões às famílias no ano passado

A maior parte destinou-se à compra de casa.

Bancos emprestaram 16,3 mil milhões às famílias no ano passado
Notícias ao Minuto

11:11 - 12/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Os volumes das novas operações de empréstimos a particulares atingiram os 16,3 mil milhões de euros no ano passado, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). A maior parte, sublinhe-se, destinou-se a crédito habitação.

"Em 2018, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação, consumo e outros fins totalizaram 9,8 mil milhões, 4,7 mil milhões e 1,8 mil milhões de euros, respetivamente", pode ler-se num relatório divulgado pelo supervisor. 

Já as taxas de juro de novas operações de empréstimos a particulares "continuaram a apresentar, em 2018, uma tendência decrescente, tendo atingido novos mínimos históricos em vários segmentos", pode ler-se.

Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média foi de 1,41%, reduzindo 16 pontos base relativamente a dezembro de 2017.

Por outro lado, o volume de novos empréstimos a sociedades não financeiras totalizou 31,6 mil milhões de euros em 2018, "o que representa um acréscimo de 2,7 mil milhões de euros em relação a 2017, invertendo a tendência de decréscimo que se verificava desde 2014", refere. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório