Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Agências de viagem criticam inoperacionalidade do aeroporto da Madeira

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) criticou hoje a inoperacionalidade do Aeroporto Cristiano Ronaldo, considerando que a recente falência da Germania Airlines e a substituição do tráfego que assegurava estão "absolutamente dependentes" dessa operacionalidade.

Agências de viagem criticam inoperacionalidade do aeroporto da Madeira
Notícias ao Minuto

12:38 - 11/02/19 por Lusa

Economia APAVT

"Num destino cuja economia depende em mais de 26% do turismo, é incompreensível e inaceitável que não se faça nada para resolver este problema. A substituição do tráfego transportado por estas transportadoras que faliram, bem como o desenvolvimento de novas ligações, está absolutamente dependente da operacionalidade do aeroporto. E o mesmo se passa relativamente ao transporte dos próprios residentes", diz o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, num comunicado.

O responsável reagia assim à falência da Germania Airlines, anunciada em 05 de fevereiro, e às consequências que terá no turismo da Madeira que, de acordo com os dados do executivo regional, irá perder 106 mil lugares anuais do mercado alemão, segundo principal emissor de turistas para a ilha.

Pedro Costa Ferreira sugere que a falência da companhia aérea alemã obriga a mais investimento, considerando que é o próprio aeroporto a travar a recuperação do turismo.

O presidente da APAVT critica também as exigências que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) faz ao setor das agências de viagens, afirmando que, na prática, só prejudicam os consumidores.

"Não deixa de ser irónico que, quando a IATA continua a exigir do nosso setor cada vez mais garantias e a impor crescentes restrições à atividade, sejam os seus próprios associados a anunciar, uns atrás de outros, falências que deixam os consumidores sem solução, e os destinos e todos os seus 'stakeholders' afetados", diz ainda no comunicado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório