Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Festa do Queijo da Serra tem impacto económico superior a 2,5 milhões

O impacto económico total da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital é superior a 2,5 milhões de euros, segundo uma estimativa da Câmara Municipal.

Festa do Queijo da Serra tem impacto económico superior a 2,5 milhões
Notícias ao Minuto

11:59 - 09/02/19 por Lusa

Economia Oliveira do Hospital

Destinada a comercializar e promover o queijo de ovelha com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Estrela, a feira, que este ano se realiza de 16 a 17 de março, "atrai habitualmente mais de 50 mil visitantes nos dois dias", disse o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino, à agência Lusa.

Na sua opinião, o evento "é o maior" na região demarcada, que abrange 18 municípios: Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu, nos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco.

"O queijo DOP Serra da Estrela é uma âncora da projeção turística de Oliveira do Hospital", salientou José Carlos Alexandrino.

O setor sofreu danos elevados em 2017, devido aos incêndios, o que levou a autarquia a envolver-se no processo de recuperação do efetivo de ovelhas das raças autóctones, apoiando com outras entidades a instalação do centro de recria de borregas, criado no concelho pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE).

Esta valorização dos ovinos registados no livro genealógico, gerido pela ANCOSE, e do queijo certificado Serra da Estrela "é um trabalho que perdurará no futuro".

O "retorno mediático" da Festa do Queijo totalizou cerca de 40 milhões de euros, no conjunto das edições de 2016 e 2017, realça o município, num balanço escrito facultado à Lusa em que cita relatórios da Cision, a multinacional que monitoriza o impacto de grandes realizações públicas.

A feira deste concelho do distrito de Coimbra "é o evento que mais contribui para a projeção e para a notoriedade das marcas queijo Serra da Estrela e Oliveira do Hospital".

A autarquia tem apostado em figuras como o ator Manuel Melo e o apresentador de televisão Fernando Mendes, que protagonizaram campanhas publicitárias do evento, em 2016 e 2017, respetivamente.

"O principal pico de levantamentos nas caixas Multibanco em Oliveira do Hospital, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), ocorre precisamente durante o fim de semana da Festa do Queijo", sublinha na nota o gabinete do presidente da Câmara.

A feira "tem vindo a ganhar cada vez mais dimensão nacional", tendo contado com a presença do Presidente da República, em 2017 e 2018, mas também em 2016, ainda antes de Marcelo Rebelo de Sousa tomar posse do cargo.

Aos cerca de 20 produtores de queijo que em média participam, incluindo as queijarias certificadas, juntam-se os postos de venda de artesanato e diversos bens alimentares da região, como enchidos, mel, pão e bolos, num total que geralmente ultrapassa os 200 expositores.

A iniciativa "é também já visitada por muitos turistas estrangeiros, sobretudo espanhóis, que habitualmente se deslocam a Oliveira do Hospital" no âmbito do capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório