O Ministério da Saúde celebrou um acordo com a Gesbanha - Gestão e Contabilidade com vista a obter serviços de consultoria para o fecho das contas do ano passado.
Por outras palavras, o objetivo do contrato é a "aquisição de serviços de consultadoria para acompanhamento económico-financeiro das entidades do Ministério da Saúde e realização do processo de consolidação de contas relativo ao exercício de 2018".
De acordo com a minuta, divulgada no portal base, o valor do contrato é de 74 mil euros, ao qual acresce o IVA à taxa legal 23%.
O contrato foi assinado entre a Gesbanha e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que é a unidade do Ministério da Saúde que gere os recursos financeiros e humanos do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
O contrato foi assinado entre ambos a 29 de janeiro.
Recorde-se que a dívida do SNS a fornecedores e credores totalizou 2,9 mil milhões de euros em 2017, o que representa um agravamento de cerca de 52% face a 2014, de acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas.
Segundo o Jornal de Negócios, também esta semana, a ACSS contratou uma outra consultora para serviços "na área médica e colaboração na definição de estratégia e planeamento". O contrato, assinado com a Multimedicina, tem o valor de 21.660 euros, ao qual acresce IVA, e tem um prazo de execução de um ano.