Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Investimento chinês em Portugal deverá ser reforçado nos próximos anos

O embaixador da China em Portugal disse hoje que o investimento chinês, que já ultrapassou os 9.000 milhões de euros nos últimos anos, principalmente desde a crise financeira portuguesa, deverá ser reforçado no futuro.

Investimento chinês em Portugal deverá ser reforçado nos próximos anos
Notícias ao Minuto

15:48 - 08/02/19 por Lusa

Economia Embaixadores

"Nos últimos anos, a cooperação de investimento entre os dois países registou um desenvolvimento rápido; por um lado, o investimento chinês já passou os 9.000 milhões de euros, fazendo uma grande contribuição para o desenvolvimento socioeconómico de Portugal e, por outro lado, o investimento português na China está a aumentar de forma estável; estamos convencidos que essa cooperação de investimento vai ser ainda mais reforçada", disse o embaixador Cai Run.

Em declarações à Lusa, à margem da participação na conferência 'Quarenta Anos de Relações Diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China", que decorreu hoje na Fundação Oriente, em Lisboa, o embaixador salientou que a visita do Presidente chinês a Portugal, no final do ano passado, elevou as relações a um novo patamar.

"Este ano marca também o 20.º aniversário do retorno de Macau à China, em 2005 os nossos dois países estabeleceram uma parceria estratégica global e em dezembro do ano passado o nosso Presidente fez com sucesso uma visita de Estado a Portugal, levando a nossa parceria estratégica global a um novo patamar", disse o embaixador em chinês, recorrendo a uma tradutora para português.

Este ano, afirmou, "marca ainda o 40.º aniversário das relações diplomáticas entre os nossos dois países, e durante esses 40 anos os nossos dois países estabeleceram uma relação de desenvolvimento estável e saudável", disse Cai Run.

O diplomata chinês lembrou que em 1999 os dois países "resolveram a questão de Macau mediante negociações pacíficas, que servem como um exemplo para a comunidade internacional sobre como resolver questões legais que vinha do passado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório