Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Impostos sobre propriedade e heranças são os que menos penalizam economia

David Turner, diretor da divisão de análise macroeconómica da OCDE, indica, em entrevista à Lusa, que os impostos sobre propriedade e heranças são a melhor forma de aumentar as receitas fiscais sem penalizar a economia.

Impostos sobre propriedade e heranças são os que menos penalizam economia
Notícias ao Minuto

09:12 - 08/02/19 por Lusa

Economia Economistas

"Os impostos sobre propriedade e sobre heranças parecem ser as melhores formas de aumentar a receita fiscal sem penalizar a economia", referiu, em entrevista à agência Lusa, David Turner, a partir de uma análise da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aos efeitos de alterações nos impostos em termos de igualdade (pobres/ricos), como afetam o PIB 'per capita', o impacto no rendimento dos mais pobres e no rendimento dos mais ricos.

"Já aumentos nos impostos sobre rendimentos baixos e médios são de evitar", frisou, em entrevista à Lusa, em Lisboa.

No que respeita ao IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), o diretor da divisão de análise macroeconómica da OCDE indicou que, apesar de a análise da instituição sugerir que não existem efeitos prejudiciais, "não existe realmente margem para aumentar o IVA em Portugal".

De acordo com David Turner, o aumento da tributação dos rendimentos empresariais prejudica quer o PIB 'per capita', quer os rendimentos dos pobres, quer os rendimentos dos ricos.

"Os impostos sobre empresas não são boa opção, mas o pior é aumentar impostos sobre os rendimentos baixos e médios", frisou.

David Turner referiu ainda que "Portugal pode ser um modelo para outros países da OCDE seguirem em termos de indexação da idade da reforma".

"Considero que uma característica inteligente do sistema português de pensões é o facto de dois terços do aumento da esperança de vida se refletir no aumento da idade de reforma", afirmou o economista, acrescentando que um terço do aumento da esperança de vida conta no sentido oposto, "para que as pessoas possam desfrutar mais do período de aposentação".

Segundo David Turner, trata-se de "um modelo que muitos países da OCDE podiam seguir", numa altura em que o envelhecimento da população vai colocar uma pressão crescente sobre as contas públicas de muitos países.

De acordo com o economista, parte da solução para este problema que muitos países da OCDE enfrentam é "inevitavelmente ajustar as idades da reforma à medida que a esperança de vida aumenta".

Em simultâneo, "seria simpático ter um maior período de reforma se se vive mais tempo", por isso, a melhor opção é adotar "mudanças suaves", frisou.

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) e a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) foram coanfitriões do 11.º Encontro Anual da Rede OCDE de Gabinetes Parlamentares de Finanças Públicas e Instituições Orçamentais Independentes, que decorreu na segunda e na terça-feira em Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório