Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

MB Way? "Bancos decidem quando cobrar", mas há alternativas

Para já, os bancos não estão a cobrar por este tipo de transferências, mas esse serviço consta nas tabelas de preços.

MB Way? "Bancos decidem quando cobrar", mas há alternativas
Notícias ao Minuto

08:29 - 08/02/19 por Notícias ao Minuto 

Economia Banca

Os bancos estão a isentar as transferências por MB Way, tal como o Notícias ao Minuto lhe deu conta neste artigo, mas a verdade é que esta transação tem um custo associado em grande parte das instituições bancárias. Quer isto dizer que os "bancos decidem quando cobrar", tal como explica a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Por isso, o melhor é estar preparado e conhecer as alternativas

A questão não é de agora, já vários bancos tinham nos seus preçários uma comissão associada às transferências por MB Way. O problema surgiu quando o Banco BPI anunciou um aumento deste valor em cerca de um euro, o que trouxe novamente o assunto à praça pública.

"Por enquanto, os bancos não estão a cobrar pelas transferências. Mas, com o custo previsto no preçário, a qualquer momento podem ativar a cobrança, ou associar a isenção da comissão à subscrição de uma conta-serviço, como já acontece para as transferências feitas pela net", esclarece a Associação.

Mas há alternativas e é importante conhecê-las, mesmo que para já não haja custos associados ás transferências através do MB Way, que pertence à SIBS, a gestora da rede multibanco.

"Se o seu banco começar a cobrar estas comissões, lembre-se de que há opções gratuitas para transferir dinheiro, nomeadamente através do multibanco ou do homebanking. No caso da mesada dos filhos, os cartões pré-pagos podem ser uma alternativa, pois alguns estão isentos de custos", explica a DECO, sugerindo que os clientes testem as várias opções através deste simulador

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório