Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Efacec duplica faturação da mobilidade elétrica para 36 milhões em 2018

A Efacec cresceu 100% na faturação da mobilidade elétrica, atingindo os 36 milhões de euros, em 2018 face ao período homólogo, em que registou 17 milhões de euros, de acordo com um comunicado.

Efacec duplica faturação da mobilidade elétrica para 36 milhões em 2018
Notícias ao Minuto

14:39 - 07/02/19 por Lusa

Economia Empresas

A empresa deu conta dos resultados da nova unidade industrial dedicada à mobilidade elétrica durante a visita do Comissário Europeu para a área da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às instalações, na Maia.

Além disso, realçou o grupo, "o crescimento é visível também na captação de talento, com a contratação de mais 100 pessoas para reforçar a equipa dedicada a esta área de negócio".

A Efacec conseguiu assim triplicar "a produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos" e lançar novos projetos, "nomeadamente soluções de carregamento" com armazenamento incluído, "soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e frotas, soluções de carregamento para frotas de camiões e evoluir a gama de alta potência", de acordo com a mesma nota.

O grupo está ainda a trabalhar em produtos inovadores nesta área, adianta.

Neste momento, o negócio da mobilidade elétrica representa 6% no total da Efacec, sendo que o grupo pretende que atinja os 15%, ou seja, perto de 100 milhões de euros. A Europa e a América pesam perto de 90% neste nesta área.

Citado no mesmo comunicado, Mário Leite da Silva, presidente do Conselho de Administração da Efacec e representante de Isabel dos Santos, que controla a empresa, referiu que "esta empresa foi capaz de se reorganizar e de se reinventar, inverter um ciclo menos positivo e regressar aos lucros. Este é um caminho que importa prosseguir, não está concluído".

A empresa tem enfrentado alguns problemas internos, nomeadamente a nível laboral, depois de ter efetuado um despedimento coletivo de 21 pessoas.

No mês passado, os trabalhadores da Efacec estiveram reunidos em plenário na empresa e aprovaram um caderno reivindicativo que inclui um aumento salarial de 60 euros.

Fonte da Comissão Sindical do grupo explicou à agência Lusa que na reunião, que contou com 150 funcionários, foi decidido pedir "aumentos de 60 euros, duas pausas de 20 minutos por dia [por oposição às de 10 que agora existem]", bem como a resolução de um "problema com o subsídio de refeição, porque as pessoas que não vão comer à cantina não recebem".

O plenário aprovou ainda "uma moção para a reintegração imediata de todos os trabalhadores que estão no despedimento coletivo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório