Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Centeno pede que não se 'olhe' para a desaceleração como uma crise

Bruxelas reviu em baixa as previsões económicas para este ano para Portugal e para a Zona Euro.

Centeno pede que não se 'olhe' para a desaceleração como uma crise
Notícias ao Minuto

12:12 - 07/02/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Previsão

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, pediu que se deixe de olhar para a desaceleração económica como uma crise, depois de terem sido divulgadas as previsões económicas de primavera, por parte da Comissão Europeia, e que dão conta de uma revisão em baixa as previsões para Portugal e para a Zona Euro

"Deixem de retratar a desaceleração como uma crise. Os riscos políticos estão a conduzir essa moderação do crescimento", antecipada pelas previsões divulgadas esta quinta-feira, escreveu Centeno na rede social Twitter. 

Por isso, diz o ministro português, "está nas nossas mãos mudar a maré e agir para reduzir esses riscos", completou Centeno.

O comentário do ministro português, que tem também responsabilidades como presidente do Eurogrupo, vem no seguimento da revisão em baixa das previsões económicas divulgadas por Bruxelas, tanto para a Zona Euro como para Portugal. 

Relativamente ao crescimento de Portugal, a Comissão Europeia prevê agora uma expansão de 1,7%, estando mais pessimista do que o Governo, que antecipa um crescimento de 2,2%.

"A expansão económica deve continuar moderada devido sobretudo a uma contribuição mais fraca das exportações líquidas", indica Bruxelas, acrescentando que "o crescimento no consumo privado deverá diminuir apenas marginalmente, enquanto o investimento deverá acelerar ligeiramente, suportado por uma maior absorção dos fundos da União Europeia".

Em relação à Zona Euro, o executivo comunitário estima que o crescimento do PIB seja de 1,3% este ano e 1,4% em 2020, quando nas anteriores projeções antecipava valores de 1,9% e 1,7%, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório